Você sabia que a primeira vez que acende a sua vela artesanal pode definir como ela vai se comportar para o resto da vida?
É verdade. A primeira queima é quase um ritual e ela é fundamental para garantir que sua vela queime de forma uniforme, sem desperdícios, e com toda a potência do aroma que você escolheu.
Mas por quê?
Quando você acende uma vela pela primeira vez, ela cria o que chamamos de memória de queima. Isso significa que ela tende a derreter até o mesmo ponto nas próximas vezes. Se na estreia você apagá-la cedo demais, derretendo só o centro da cera, nas próximas queimas ela repetirá esse padrão, criando aquele famoso “túnel” no meio e deixando muita cera nas bordas sem uso.
Como fazer a primeira queima corretamente:
• Acenda sua vela e deixe que ela forme uma piscina completa de cera, até chegar bem pertinho das bordas do pote.
• Esse processo pode levar de 1h a 3h, dependendo do tamanho do recipiente, do tipo de cera e do número de pavios.
• Para as velas da Luz da Lua, com cera de coco e pavios de madeira, a média costuma ser entre 1h30 e 2h30.
Durante esse tempo, fique por perto e aproveite o momento. Você pode ler, escrever, ouvir sua playlist preferida (ou a playlist Luz da Lua Songs) ou simplesmente pausar e sentir o aroma preenchendo o ambiente.
Quer se aprofundar ainda mais sobre a memória da vela e como evitar o túnel? Temos um reel especial sobre isso! → Clique aqui para assistir
Com carinho e aroma,
Luz da Lua