Acender uma vela artesanal é mais do que iluminar o ambiente, é acender um momento. E para que essa experiência seja plena e duradoura, alguns cuidados fazem toda a diferença.

1. A primeira queima é um ritual
A primeira vez que você acende sua vela define como ela vai se comportar nas próximas vezes. O ideal é deixá-la acesa tempo suficiente para que a cera derreta até a borda do pote, isso cria a “memória da vela” e evita o famoso túnel no centro.

2. Apare o pavio antes de reacender
Sempre que for acender sua vela novamente, apare o pavio para cerca de 0,5cm. Isso evita que a chama fique alta demais, diminui a fumaça e garante uma queima mais limpa.

3. Evite correntes de ar
Velas em locais com muito vento ou ar-condicionado direto tendem a queimar de forma irregular. Prefira ambientes protegidos para que a chama se mantenha estável e a queima, uniforme.

4. Queime por tempo ideal
Deixe a vela acesa por pelo menos 1h a 2h, mas evite passar de 3h / 4h seguidas. Isso ajuda a preservar a qualidade da fragrância e mantém a cera na temperatura ideal.

5. Armazene com carinho
Guarde sua vela em local seco, fresco e longe do sol. A exposição ao calor pode alterar a aparência da cera e até afetar o aroma.

6. Use até o fim com segurança
Quando restar cerca de 1cm de cera no fundo do pote, é hora de se despedir da sua vela. Esse cuidado evita superaquecimento do vidro ou dano ao suporte.

Cuidar da sua vela artesanal é também cuidar do seu momento com ela. E aqui na Luz da Lua, tudo é pensado para que cada detalhe faça parte do seu ritual com mais presença e afeto.